26 de ago. de 2013

Escola Dinâmica realizou reunião pedagógica com pais e mestres

Na noite da última quarta-feira (21/08) a Escola Dinâmica realizou na Câmara Municipal de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, uma reunião pedagógica com pais e professores da instituição. 

Diretor Joselito Pedro
Visando manter uma sólida relação entre os responsáveis e membros da escola, a Dinâmica tem se preocupado e vem realizando ao longo do ano várias reuniões para discutir os problemas e encontrar, com a participação direta dos pais, a solução que traga o melhor resultado no processo educacional.

O diretor Joselito Pedro deu as boas vindas aos pais e professores, enaltecendo o significado daquele momento:

"Assim como na família, é preciso em alguns momentos, parar e sentar para conversar bem de perto. Na escola não pode ser diferente, precisamos estar unidos e sempre conversando para contribuir significativamente no desenvolvimento educacional de nossos filhos." Disse o diretor.

Abrindo a reunião, a professora Emanuela Lucena destacou a importância dos pais acompanharem cada momento do crescimento dos filhos, principalmente a evolução educacional. Após fazer uma análise do comportamento e da relação entre pais e filhos a professora citou Affonso Romano de Sant'Anna para dar ênfase a questão afetiva:

"Há um período em que os pais vão ficando órfãos dos próprios filhos.

Professora Emanuela Lucena
É que as crianças crescem. Independentes de nós, como árvores, tagarelas e pássaros estabanados, elas crescem sem pedir licença. Crescem como a inflação, independente do governo e da vontade popular. Entre os estupros dos preços, os disparos dos discursos e o assalto das estações, elas crescem com uma estridência alegre e, às vezes, com alardeada arrogância.
Mas não crescem todos os dias, de igual maneira; crescem, de repente.

Um dia se assentam perto de você no terraço e dizem uma frase de tal maturidade que você sente que não pode mais trocar as fraldas daquela criatura." Frisou a professora.

Em seguida, teve início a palestra "Escola, família e sociedade" ministrada por Rogéria Fernandes Soares, que faz parte da Coordenação: Ensino, Pesquisa e Extensão da Faculdade Santa Maria em Boa Viagem (Recife-PE).

Rogéria Soares
A palestrante iniciou sua apresentação destacando os novos conceitos educacionais e como a criança está inserida na sociedade atual:
“A criança tornou-se um elemento indispensável da vida cotidiana, e os adultos passaram a se preocupar com sua educação, carreira e futuro.”

Em seguida destacou a importância da parceria entre família e escola:
"Educar depende de uma relação mais ampla entre os pais dos alunos e os professores do que a prevista em uma mera prestação de serviços."

E prosseguiu:
"A Era Moderna deixa nebulosa essa divisão de papéis no trabalho educacional.
•A educação torna-se um grande valor e passa a ser objeto de atenção da sociedade;
•As expectativas em relação à escola se ampliam;
•Na prática, a escola passou a ser reconhecida como um espaço de aprendizagem de conteúdos e de valores para a formação de cidadãos;
•As fronteiras entre o que cabe à escola e o que cabe à família se tornaram confusas. Parceria, colaboração, diálogo, discussão e abertura são aspectos decisivos na Educação."

Ao final a palestrante foi aplaudida de pé. Os pais que compareceram se mostraram imensamente satisfeitos com a palestra e com de o momento de discussão e interação proporcionado pela escola.

Confira imagens da reunião:

Fotos: Paulo Pereira





 
Escola Dinâmica
Educando Para a Cidadania

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.