29 de ago. de 2013

Mendonça: "Apagões são resultado do descaso do governo Dilma"

O deputado Mendonça Filho (DEM) disse, na noite de ontem (28), que o apagão que atingiu todos os Estados do Nordeste do Brasil, na tarde da quarta-feira, é resultado do descaso do governo Dilma Rousseff (PT) com a infraestrutura energética no país. “Há algum tempo venho alertando para esse fato e, principalmente, para o esvaziamento econômico e tecnológico da Chesf, mas o governo insiste em manter essa antipolítica no setor”, disse o democrata.

Em seu discurso, o parlamentar ressaltou ainda o quadro energético precário com o preço da gasolina defasado em 30% e a Petrobrás acumulando prejuízo mensal de R$ 900 milhões, o que, segundo ele, dá um déficit anual de R$ 10 bilhões.

No ano passado, Mendonça Filho pediu informações ao Governo Federal sobre apagões como o que afetou Estados do Norte, Nordeste e parte do Centro-Oeste e solicitou uma audiência pública na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara dos Deputados com a Operadora Nacional do Sistema Elétrico, representantes do Ministério das Minas e Energia, da Aneel e Eletrobrás para discutir a autonomia das empresas do setor elétrico como a Chesf.

Na audiência, o então ministro interino de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, reiterou que a renovação das concessões para o setor elétrico obedecerá a regra única e que as empresas teriam que passar por um processo de enxugamento de custos para se adequarem as exigências do governo. “O resultado dessa política equivocada do governo no setor elétrico é a repetição dos apagões, que já viraram rotina no país”, pontuou Mendonça.

Do blog do Magno Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.