22 de mai. de 2012

Mais da metade dos consumidores pernambucanos têm dívidas em atraso


As dívidas em atraso fazem parte da vida de quase 57% dos consumidores de Pernambuco e contas com cartão de crédito estão no topo. Este é o resultado do levantamento feito pela Federação do Comércio de Pernambuco (Fecomércio-PE), divulgado nesta segunda-feira (21).Embora o endividamento seja um pouco maior nas classes de rendimentos inferiores, a diferença não é significativa, e em todas as faixas o percentual de atraso supera 50%.

“Dentre os consumidores com dívidas bancárias ou financeiras a predominância é de atrasos nos cartões de crédito, que é o caso de dois em cada três entrevistados desse grupo”, explica o consultor da Fecomércio, Luiz Kehrle. Segundo ele, também é forte a presença dos empréstimos e financiamentos, que em conjunto somam mais da metade desses compromissos familiares. O cheque especial ocupa um lugar menor, indicando que essa tradicional forma de crédito pessoal vem perdendo sua relevância relativa.

As dívidas domiciliares, que envolvem água, luz, telefones, educação e planos de saúde, são também substantivas. De acordo com o consultor é muito comum que uma família esteja em atraso com ambos os tipos de compromisso.

No grupo dos consumidores que têm dívidas domiciliares, quase três em cada quatro estão atrasados no pagamento das contas de água e luz. “Planos de saúde e despesas com educação somadas estão presentes em cerca de 30% das famílias, sendo menor a participação dos telefones celulares que situa-se em torno de 10%”, ressalta o também consultor da Fecomércio, José Fernandes de Menezes. A Fecomércio-PE entrevistou em abril 890 consumidores na Região Metropolitana do Recife e na cidade de Caruaru.

Fonte: Pernambuco Investimento

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