27 de jul. de 2013

Prefeitura de Taquaritinga do Norte descumpre Lei de Responsabilidade Fiscal

Segundo um levantamento do IBGE divulgado este mês, onde mostra que as prefeituras pernambucanas elevaram em 54 mil o número de funcionários, o município de Taquaritinga do Norte aparece na quarta posição no estado com 68,95%, entre as prefeituras que descumprem a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que estabelece como teto 54% da Receita Corrente Líquida do município.

A máquina, nas prefeituras do estado, ficou mais pesada entre 2006 e 2012, com um acréscimo 54,4 mil servidores na conta do contribuinte. Os dados são do Perfil dos Municípios Brasileiros 2012, elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgado neste mês. Eles mostram que a burocracia nas cidades pernambucanas, hoje, é mantida por um contingente de 287.538 servidores, entre estatutários, celetistas, comissionados e até profissionais sem vínculo, mas que recebem das prefeituras. É quase a população de Petrolina, a sexta maior cidade do estado, com 299.751 habitantes.

Foto: Google
Em Taquaritinga do Norte, os dados são visivelmente comprovados, algumas secretarias tem um número desnecessário de funcionários, muitas repartições tem gente batendo um no outro, ou inventando o que fazer, é muita gente para poucas ações realizadas pela prefeitura no município. Evidenciando que o prefeito vem gastando mais com pessoal que o permitido. Em meio a essa situação, existem funcionários ocupando funções sem está capacitado para o serviço, o que vez por outra causa transtornos a população. 

Em 2012, após as eleições e com a reeleição do prefeito Evilásio Araújo (PSB), uma fatia de funcionários teve que trabalhar um período de mais de um mês sem receber, para que assim a prefeitura pudesse cumprir com as responsabilidades. Este ano, tudo caminha para uma situação parecida, podendo acontecer surpresas nada agradáveis para alguns servidores, com foco maior para os contratados.

Opinião:
PELA LEI, PREFEITURA SÓ PODE GASTAR 54% COM PESSOAL, A PREFEITURA DE TAQUARITINGA ESTÁ GASTANDO 68,95% C/PESSOAL. 

TAQUARITINGA ESTÁ FORA DA LEI EM 14,95% COM PESSOAL
TAQUARITINGA É -SEGUNDO O IBGE - A QUARTA PIOR DE PERNAMBUCO.

O PREFEITO JÁ FOI MULTADO POR NÃO CUMPRIR A LEI, MESMO ASSIM,  FAZ VIAGENS FREQUENTEMENTE COM UM TIME DE FUNCIONÁRIOS QUE SÓ AUMENTA O GASTO COM PESSOAL. ALÉM DISSO, A PREFEITURA ESTÁ CAMINHANDO PARA SER APENAS UM DEPARTAMENTO DE PESSOAL. ESSA É A RAZÃO DE NÃO TER INVESTIMENTOS COM RECURSOS PRÓPRIOS, SÓ FAZENDO ALGUMA AÇÃO COM PARCERIA OU COM RECURSOS DO GOVERNO FEDERAL OU ESTADUAL. AINDA ASSIM, O PREFEITO COM RECURSOS DO POVO DE TAQUARITINGA, SE DAR AO LUXO DE VIAJAR PARA BRASÍLIA E VAIAR A PRESIDENTE DILMA, QUE ACABARA DE MANDAR MÁQUINAS PARA A PREFEITURA DE TAQUARITINGA E PARA MAIS DE 100 MUNICÍPIOS PERNAMBUCANOS.

Escrito por Paulo Pereira
do PEmais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.